quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rins, fígado, e coração. Tem preço?

A pouco tempo escrevi um post sobre o remédio sibutramina. No post só reforcei uma denúncia já conhecida por bastante gente, mas que merece ser divulgada... Qual seja. A venda de remédios que comprovadamente fazem mal à saúde, e no entanto permanecem sendo vendidos, muitas vezes proibidos na Europa e Estados Unidos, mas muito bem comercializados nos ditos países de terceiro mundo.

Pois bem, nova bomba sobre o assunto.
Saiu na Folha reportagem sobre a SmithKline Beecham, empresa farmacêutica que deixou em segredo desde 1999 um estudo que constatava que seu produto para diabéticos, o Avandia, provocava sérios riscos cardíacos, sendo mais perigoso inclusive que o remédio da concorrente, o Actos, da farmacêutica Takeda.

A causa para esconder os estudos foi justa. A empresa descobriu que perderia cerca de 600 milhões de dólares em apenas dois anos divulgando as pesquisas....Seu coração vale 600 milhões de dólares? O meu não valeria uma paçoca.

Acontece que dessa vez a empresa será investigada por comissão nos próprios EUA, uma vez que a farmacêutica se arriscou a continuar vendendo o produto por lá.

Tentarei acompanhar o caso apostando que se o medicamento for proibido nos EUA, ainda continuaremos a conseguir pedi-lo pelo link da farmácia do povo por um bom tempo aqui no Brasil:

http://www.ultrafarma.com.br/ch/detalhes.aspx?pc=3679

Nenhum comentário:

Postar um comentário