sexta-feira, 21 de maio de 2010

Hillary Clinton e "a invenção de um inimigo".

Ta ok.

O Brasil faz um acordo com o Irã e Hillary Clinton, Secretária de Estado dos EUA, pede à comunidade internacional uma "resolução com sanções mais fortes".

Agora, em episódio recente, a Coréia do norte ataca um navio sul-coreano matando 46 tripulantes e Hillary Clinton pede "forte resposta internacional" ...e complementa: "É importante enviar uma mensagem clara à Coreia do Norte de que comportamentos provocadores têm consequências".



Quem está provocando quem???



Os discursos proferidos por hillary nos últimos tempos tem sido carregados de um ranço bélico tenebroso.

Os EUA, defensores da 'democracia' ocidental, já nos ensinaram como fazer uma "guerra preventiva"....É fácil:

* Fazemos uma lista de inimigos. Para os EUA da última era Bush os inimigos eram os grupos terroristas internacionais, os Estados que os toleram e os países que possuem armas de destruição em massa, podem telas, ou pensam em produzi-las.

* Depois disso deixamos claro que não podemos novamente receber ataques como o do 11 de Setembro. E então a guerra se justifica por um motivo de "prevenção".


É difícil entender a atual estratégia americana no desenrolar dos fatos. Cabe a reflexão e o olhar crítico no atual momento para decifrarmos qual tem sido a estratégia para se 'alimentar' as próximas guerras.


Algumas evidências já estão colocadas:


* Os discursos, pelo menos por parte de Hillary, tem sido ameaçadores.
* O Irã está colocado como país que pode e tem intenções de ter armas nucleares.
* E a secretária de Estado não tem conseguido controlar sua vontade insana de "enviar mensagens claras"...sejam elas quais forem... Cartas, pombos-correios ou mísseis scud.

Um comentário: