quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os Estados Unidos e seu modo peculiar de ensinar geografia.

Há uns dois anos li uma coleção de textos do Tariq Ali, um Paquistanês daqueles que a gente é obrigado a ler se quiser entender alguma coisa de Oriente Médio.

Lembrei do livro por um motivo bem peculiar. Estava no trem em um momento de leitura dessa coleção de textos e me deparei com um trecho do livro que me deixou em gargalhadas. Isso provocou a curiosidade dos navegantes da minhoca de metal que viram meu acesso de riso sem entender nada...muitos procuraram olhar a capa do livro a fim de poder decifrar o que me provocava as gargalhadas.
A acidez e capacidade de deboche que tem Tariq Ali ao comentar certos assuntos trágicos são capazes de provocar o riso e o ódio....o trecho é esse aqui:

“O que realmente me impressiona nos Estados Unidos é a falta de cobertura televisiva do resto do mundo. É como se a única forma de eles ensinarem geografia às pessoas fosse através do bombardeio de países. Você não sabe onde fica o Afeganistão? Fica aqui, veja, estamos jogando bombas nele. Você não sabe onde fica o Iraq? Fica aqui. Vamos bombardeá-lo, e então vocês saberão onde é. [...] Você não permite que as pessoas pensem sozinhas – você as deixa assustadas.”

Parece que o próximo país a ser estudado nas aulas de geografia nos EUA é o Irã com seu famigerado arsenal nuclear...terão sucesso os professores?

Um comentário:

  1. Essa deficiência geográfica entre esses gringos é reconhecida por eles mesmos. E tem feito falta saber mais sobre o mundo. Europeus e japoneses sabem muito mais do que eles e isso se reflete nas inovações comerciais.


    Obs.: parabéns pela iniciativa. Boa sorete.

    ResponderExcluir